Com a finalidade de preservar, divulgar, incentivar e valorizar a cultura cuiabana, neste mês de comemoração dos 284 anos da capital mato-grossense, o Tribunal de Contas realizou, no período de 9 a 11 de abril, a exposição “Viva Cuiabá”.
Quadros dos artistas plásticos Régis, Deuseni Félix, Odete Venâncio e Luciana Merthan, imagens santas, artesanatos regionais e indígenas retrataram a Cuiabá antiga com sua saborosa culinária, seu linguajar peculiar, seu artesanato e sua religiosidade. Além disso, também foram expostos trabalhos manuais confeccionados pelos filhos dos servidores do TCE que estudam no Educandário Gasparzinho (creche-escola conveniada do órgão).
Na abertura do evento, dia 9, o presidente Branco de Barros destacou a necessidade de se preservar os costumes do povo mato-grossense e de formar uma nova geração interessada em conhecer a história de sua terra natal. Ele também agradeceu a colaboração de todos que ajudaram na realização da exposição.
Para o conselheiro Júlio Campos, que também participou da solenidade juntamente com vários servidores, toda e qualquer ação em benefício do resgate da cultura mato-grossense merece ser destacada. Ele ressaltou que hoje os cuiabanos natos são minoria, não passam de 30%, e o restante são pessoas de outros Estados que para cá vieram e ficaram. “Com essa miscigenação cultural, se não nós preocuparmos em manter a tradição, logo ela estará esquecida”.
No dia 11, sexta, para encerrar a semana de comemorações, a administração do Tribunal de Contas trouxe o professor Benedito Albuquerque da Silva para que aqui fosse feito o lançamento do seu livro “Contabilidade e Meio Ambiente – considerações teóricas e práticas sobre o controle dos gastos ambientais”, que é o primeiro no Brasil a tratar do tema.
A ocasião contou com a presença ilustre de algumas autoridades, como o presidente da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Carlos Pinna de Assis, os conselheiros do TCE/MS, Maurício Vanderley da Cunha e Franklin Mashua, o General da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Archias Almeida Neto, a Profª. Adjunta da FAECC/UFMT, Yoko Yamamura e o Diretor da FAECC/UFMT, João Vilela Garcia. Também prestigiaram o lançamento os conselheiros Ubiratan Spinelli e Júlio Campos, servidores e visitantes.
Durante seu discurso, o presidente da Atricon agradeceu a oportunidade de retornar a Mato Grosso e lembrou o esforço do TCE/MT para alcançar a excelência e a modernidade dos seus serviços. Pinna também frisou a potência do Estado e a contribuição dada para o desenvolvimento do país, como exemplo de crescimento e produtividade. “Aqui em Mato Grosso se produz o novo Brasil. Saio daqui muito gratificado, de que o Brasil é viável com o exemplo que este Estado dá”, encerrou ele.
Para abrilhantar ainda mais a cerimônia, as atrações culturais ficaram por conta do Coral do TCE, que cantou duas músicas regionais, da artista Nádia Biancardini e da colaboradora Carmem Lúcia Ferraz, que recitaram cada qual um poema com o tema “Cuiabá”.
Ao final, foi servido a todos um tradicional chá-co-bolo para fechar com chave de ouro as comemorações do aniversário de Cuiabá.
