Cerca de 40 alunos do 1º ano de Ensino Médio da Escola Notre Dame de Lourdes estiveram, na tarde desta quinta-feira, 24, visitando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE). Esta é a segunda visita promovida pelo TCEstudantil, na gestão do presidente Ary Leite de Campos, denominada ¿Foco em Resultados¿.
Os integrantes do Coral do TCE recepcionaram os alunos que, na oportunidade, assistiram a uma apresentação do Coral, com músicas regionais e receberam informações do regente Renato Maçal sobre a valorização do linguajar cuiabano e também explicações sobre a importância do coral para os funcionários do Tribunal. ¿É uma forma de integra as pessoas e, ao mesmo tempo, de descontrair o ambiente de trabalho¿.
A visita começou no gabinete da Presidência e, na seqüência, o auditor Luiz Oliveira realizou uma palestra como o tema: ¿O que é o TCE?¿ e ¿Produtos e Competência do Tribunal, enquanto órgão fiscalizador¿. Conforme ele, os alunos são esclarecidos sobre o papel desenvolvido pelo Tribunal em benefício da sociedade.
Os estudantes também conheceram o plenário, uma Inspetoria e os departamentos de Informática e de Expediente. Nesses locais, os próprios funcionários dos setores esclareceram as dúvidas dos estudantes sobre a atuação da Corte de Contas.
As palestras esclareceram as dúvidas do aluno Tiago Gomes Fernandes, que não sabia da função do TCE como órgão fiscalizador da aplicação do recurso público. ¿Este órgão exerce um papel muito importante à sociedade. Esta visita foi válida, pois aproveitamos para conhecer melhor a Casa e como funcionam os departamentos que a compõe¿, ressaltou o estudante.
A professora da escola Notre Dame de Lourdes, Irmã Cássia Silvia Monezi, que acompanhou os alunos, disse que os alunos foram bem informados sobre a Casa. ¿A idéia de mostrar à sociedade a importância do Tribunal foi aprovada, é uma oportunidade para que os adolescentes possam transmitir à comunidade sobre o papel da Casa.
É a aproximação da sociedade ao órgão público, que favorece aos estudantis conscientizar que são responsáveis sobre os recursos públicos¿, disse Irmã Cássia.
Para Kátia Figueiró, da equipe de Escola de Contas, o Projeto TCEstudantil tem atingido seu obejetivo que é formar cidadão preocupado com a coisa pública. ¿Por meio do projeto estamos conscientizando os alunos a valorizar o bem público e, ao mesmo tempo, divulgando as atividades da Casa¿.
De acordo com ela, no ano passado o projeto recebeu a visita de oito escolas estaduais e este ano, de duas escolas particulares. O TCEstudantil - idealizado em 2001, durante a gestão do conselheiro Ubiratan Spinelli - consiste em visitas didáticas de escolas públicas e privadas à instituição, sob a coordenação da equipe da Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿.
