Durante toda à tarde desta quinta-feira, 05, cerca de 40 estudantes do segundo grau da Escola Coração de Jesus participaram de uma aula totalmente diferente da que estão acostumados. A rotina dos alunos foi quebrada pela visita ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), onde aprenderam à função da instituição, enquanto órgão fiscalizador das contas públicas.
No Tribunal, os alunos assistiram palestras/aulas sobre o papel do órgão na aplicação, na prestação de contas e na fiscalização dos recursos públicos. Eles ainda foram levados para conhecerem alguns setores da Casa, como os departamentos de Expediente e de Informática, as Inspetorias e o gabinete da Presidência. Além disso, eles receberam uma aula sobre o funcionamento do Tribunal Pleno, que é onde as decisões de processos de gestores são tomadas pelos conselheiros e representante do Ministério Público no TCE.
A visita acadêmica faz parte do projeto TCEstudantil, que teve início em 2001, e tem como finalidade divulgar as atribuições do TCE e, também, de contribuir na formação de cidadãos melhores. Para a equipe da Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿, que coordena o projeto, a cidadania é, sem dúvida alguma, o principal foco do TCEstudantil. ¿Aqui os adolescentes aprendem o porquê de preservar o bem público, pois tomam conhecimento que os recursos usados pelos órgãos públicos provêm do povo e, ao retornar para suas casas, vão aplicar o que aprenderam¿.
Essa certeza é reforçada pela boa receptividade que o projeto obtém frente às diretorias das Escolas que já estiveram na Casa. A direção e os estudantes garantem o retorno conseguido nesses encontros, pois desperta neles a consciência do valor do patrimônio público e o papel que o administrador tem para manter a boa aplicação dos recursos que chegam aos municípios.
Outro fato que chama atenção e a mudança visível de opinião dos alunos em relação ao Tribunal. Júlia Milhomem, 17 anos, chegou ao TCE acreditando que órgão era conivente com o descaso para com a coisa pública. ¿Saio daqui surpresa com o que vi. O TCE tem um papel fundamental na fiscalização dos recursos que chegam a nossa cidade¿.
Já o estudante Alex Marques Santos, 17 anos, disse que a visita ao TCE expandiu a idéia que tinha do órgão, pois achava que era apenas um local onde os municípios prestavam de contas dos gastos. ¿Agora sei que o TCE aplica multas e pode assegurar que os administradores apliquem bem os recursos que recebem. Além disso, são responsáveis pela aposentadoria e pensões dos servidores públicos¿.
A professora de Geografia, Divânia Almeida, que acompanhou a turma, ficou bastante satisfeita com a visita e faz um balanço positivo da aula que eles receberam no Tribunal. ¿Tenho certeza que eles aprenderam muito sobre o TCE e a sua função. Como professora só tenho que cumprimentar a instituição por possibilitar aos alunos essa aula de cidadania. Como cidadão, me sinto tranqüilizada por saber que o TCE está aberto à comunidade e demonstra ter transparência de suas ações.¿
No ano passado o projeto TCEstudantil recebeu a visita de oito escolas estaduais e este ano três.. Ao total mais de 500 alunos já visitaram o Tribunal de Contas.