:: Tribunal de Contas - MT

Alunos da Escola Tiradentes visitam o TCE

24/06/2003 18:45

Na tarde desta terça-feira, 24, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso recebeu cerca de 50 estudantes da Escola Estadual ¿Tiradentes¿, como parte do Projeto TCEstudantil, que consiste em visitas didáticas à instituição de escolas públicas e privadas.
Conforme a programação, os alunos assistiram a palestras/aulas sobre a função e o papel do órgão na aplicação, na prestação de contas e na fiscalização dos recursos públicos. Também foram levados para conhecerem alguns setores da Casa, como os departamentos de Expediente e de Informática, as Inspetorias e o gabinete da Presidência. Além disso, eles acompanharam à sessão do Tribunal Pleno, onde decisões sobre processos de gestores são tomadas pelos conselheiros e representante do Ministério Público junto ao TCE.
A equipe da Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿, que coordena o projeto, analisa que ao trazer a comunidade escolar para dentro da instituição, o TCE está divulgando as suas atribuições junto à sociedade e, também, contribuindo para formar cidadãos melhores. ¿Esses adolescentes aprendem aqui o porquê de preservar o bem público, uma vez que tomam conhecimento que os recursos usados pelos órgãos públicos provêm do povo¿, comentou Flávia Monteiro, da Escola de Contas.
Essa certeza é reforçada pela boa receptividade que o projeto obtém frente às diretorias das Escolas que já estiveram na Casa. A direção e os estudantes garantem o retorno conseguido nesses encontros, pois desperta neles a consciência do valor do patrimônio público e o papel que o administrador tem para manter a boa aplicação dos recursos que chegam ao municípios.
Segundo Flávia Monteiro, é comum o Tribunal receber os parabéns das diretoras das Escolas por proporcionar essas aulas de cidadanias. ¿Elas falam que quase todos os dias explicam aos alunos os motivos para que eles não quebrem e nem risquem carteiras, só que não adianta muito. Porém, após a visita esses estudantes passam a ser seus aliados¿, disse a coordenadora.