:: Tribunal de Contas - MT

Alunos da rede estadual passam uma tarde no Tribunal de Contas

07/05/2003 17:46
Cerca de 50 alunos da Escola Estadual “Professor Antônio Epaminondas” estiveram em visita ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no dia 06, onde passaram uma tarde inteira. O evento faz parte do Projeto TCEstudantil, que consiste na visita de acadêmicos do ensino médio das escolas públicas à Instituição.
Como acontece em todas as ocasiões, os alunos foram recepcionados pela diretora geral do TCE, Cassyra Vuolo, que em sua palestra abordou missão, visão, estrutura e área de atuação da instituição. Para relaxar e tornar o encontro bem agradável, o Coral do Tribunal de Contas cantou especialmente para a turma e, em seguida, o Inspetor Geral, João Roberto de Proença, falou sobre os produtos e a competência do Tribunal.
Após aprender um pouco do trabalho do Tribunal na aplicação, na prestação de contas e na fiscalização dos recursos públicos, os alunos conheceram alguns setores da Casa, como Departamento de Expediente, Inspetorias, gabinete da Presidência e Departamento de Informática que, aliás, pela primeira vez recebeu os alunos para apresentar o funcionamento e os procedimentos informatizados do órgão.
Eles ainda acompanharam à uma sessão do Tribunal Pleno onde, entre outras funções, os conselheiros têm o papel fundamental de julgar as ações dos gestores públicos em relação aos recursos que chegam aos municípios.
Para encerrar a visita, o grupo participou de uma dinâmica com a psicóloga da Casa, Tereza Raquel, para refletir sobre o que viram e sobre o conceito de cidadania. Também, nesta etapa, foram servidos lanches e entregues certificados de participação.
Conforme explicou a equipe da Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro”, que coordena o projeto, trazer para dentro da instituição a comunidade escolar é a melhor forma de o TCE divulgar suas atribuições junto à sociedade, pois os alunos certamente vão comentar com outras pessoas a experiência que vivenciaram, além de despertar neles o interesse pela cidadania.
Para o presidente Branco de Barros, a colaboração que o projeto dá na formação da cidadania desses estudantes é um dos aspectos que mais merecem atenção não só da instituição, como da comunidade em geral.
Consolidado – O Projeto TCEstudantil é um grande sucesso e está totalmente consolidado, a prova é que desde a sua implantação, em novembro de 2001, já passaram pelo Tribunal mais de 400 estudantes de oito escolas diferentes. São elas: Liceu Cuiabano, Presidente Médici, Nilo Póvoas e Alice Fontes Pinheiro (todas estaduais); Professor Firmo José Rodrigues, José de Mesquita e Couto Magalhães (municipais) e Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá.
Para este ano, a Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro” aumentou o número de instituições de ensino que virão ao órgão, de forma a alcançar um maior percentual de alunos e, por conseqüência, a sociedade. A idéia, segundo Flávia Monteiro, uma das coordenadoras da Escola de Contas, é trazer até dois colégios por mês ao Tribunal.