:: Tribunal de Contas - MT

Análise de Balancetes e Balanços será alvo de curso pelo TCE

09/05/2003 10:47
Cerca de 60 servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso irão participar de um curso sobre Análise de Balancetes e Balanços, no período de 12 a 14 de maio, no Centro de Capacitação da AMM. O palestrante será o especialista em Contabilidade e Auditoria, professor João Batista Fortes de Souza Pires, que possui uma vasta experiência nessa área, tendo, inclusive, publicado o livro ¿Contabilidade Pública¿ e elaborado o Guia Contábil da LRF para o Conselho Federal de Contabilidade.
A finalidade do curso, organizado pela Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿, é capacitar tecnicamente os servidores do TCE para que possam desempenhar com eficiência as tarefas relativas à análise de balancetes e balanços, principalmente na fase em que as contas anuais dos municípios do exercício de 2002 começam a ser apreciadas pela equipe técnica e relatores.
Para um bom aproveitamento, as aulas serão teóricas e com apresentação e resultado de casos práticos que evidenciem os indicadores de análises das demonstrações financeiras na área pública. Ainda constam do conteúdo programático questões relativas ao SIAF e ao Plano de Contas Único.
Conforme explicou uma das coordenadoras da Escola de Contas, Flávia Monteiro, no ano passado, o Tribunal realizou um curso semelhante e devido às inúmeras solicitações para que o assunto fosse novamente abordado, uma vez que o tema é complexo e a LRF trouxe várias inovações, a Presidência da Casa providenciou mais esta capacitação.
Aliás, só nos últimos cinco meses, a Escola de Contas já promoveu nove eventos, sendo a maioria voltada para a área fim do TCE. ¿A gestão do presidente Branco de Barros tem como prioridade a capacitação e aprimoramento dos servidores, pois isso reflete de forma incisiva na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo órgão¿, comentou Flávia.

Para ela, não há como pensar em valorização do servidor sem dar condições de trabalho, e isso implica em trazer, cada vez mais conhecimentos. ¿O TCE lida com leis e, como bem sabemos, a todo momento há novas informações que precisam ser repassadas. É isso que estamos fazendo com o nosso pessoal, pois quanto mais se aprende, mais é preciso saber¿, finalizou a coordenadora da Escola de Contas.