Ary Leite toma posse como presidente do TCE em solenidade bastante concorrida
02/02/2004 14:17
O conselheiro Ary Leite de Campos assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), em cerimônia realizada no dia 30 de janeiro, no Centro de Evento do Pantanal. Na sessão solene de posse da 46ª mesa diretora do TCE-MT, também foram empossados para os cargos de vice-presidente e corregedor geral, os conselheiros José Carlos Novelli e Júlio José Campos, respectivamente. Ary assume o cargo no lugar do presidente Branco de Barros, que teve um mandato de dois anos.
A solenidade foi uma das mais concorridas deste início de ano, pois reuniu diversas autoridades do Estado, como o governador Blairo Maggi, o prefeito de Cuiabá, Roberto França, o presidente do Tribunal de Justiça, José Ferreira Leite e o procurador Geral de Justiça, Luiz Eduardo Jacob, o senador Jonas Pinheiro. Além de secretários de Estado, deputados estaduais e federais, os ex-governadores Frederico Campos, Wilmar Peres e Dante de Oliveira e outras lideranças políticas.
Esta é a terceira vez que o conselheiro Ary Leite de Campos chega à presidência do Tribunal de Contas e por este motivo o mandato dele será somente até janeiro de 2005. Pelo Regimento interno do TCE-MT, o mandato é de dois anos apenas quando o conselheiro ainda não foi presidente.
Em discurso na posse, o novo presidente, disse que pretende dar continuidade ao trabalho de modernização que vem sendo desenvolvido no Tribunal. Entre outros projetos que irá desenvolver estão a implementação de uma auditoria continuada dos recursos públicos, o trabalho de orientação e de prevenção dos erros nas prestações de contas e uma política maior de aproximação com a sociedade. ¿Darei continuidade aos projetos que vinham sendo desenvolvidos por Branco de Barros, como a informatização e capacitação de servidores¿, destaca Ary Leite de Campos.
O ex-presidente Branco de Barros avaliou o trabalho realizado em sua gestão como positivo, pois segundo ele ¿todas as metas traçadas para o biênio 2002/2003 foram realizadas e algumas até acrescentadas¿.
A necessidade de manter o processo de modernização da Casa, foi defendido pelo conselheiro José Carlos Novelli, que assume a vice-presidência. Ele acredita que a modernização é extremamente importante para ampliar a fiscalização dos recursos públicos. Novelli cita o fato de que este ano, com implantação do sistema de Auditoria Pública Informatizada das Contas (Aplic), cerca de 70% dos municípios poderão ter suas contas acompanhadas online por auditores e conselheiros.
A sessão de posse foi encerrada com uma rápida fala do governador Blairo Maggi que considerou a parceria com o TCE-MT primordial para o desempenho dos trabalhos do governo neste primeiro ano. ¿O governo quer o melhor dos melhores relacionamento com o Tribunal e, assim, cumprir fielmente o que determina a lei. Queremos criar mecanismos que tornem a gestão pública cada vez mais transparente¿.
Carreira - O varzea-grandense Ary Leite de Campos começou a carreira política há 35 anos, como prefeito de Várzea Grande, em 1969. Sendo também deputado estadual por três legislaturas, em 1974, 1978 e 1982.
No Tribunal há 17 anos, o novo presidente Ary Leite de Campos, já ocupou os cargos de corregedor-geral e de vice-presidente em duas oportunidades e é o conselheiro mais antigo em atividade.