Seis auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) virão a Cuiabá no início de abril para uma visita técnica destinada ao conhecimento da ferramenta de controle informatizada de contas públicas idealizada por uma equipe de Auditores Públicos e desenvolvido pelo próprio setor de Tecnologia da Informação do TCE/MT.
Os auditores pretendem conhecer todos os detalhes da Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic): como o sistema foi desenvolvido, o processo de implantação, os pontos de auditoria gerados para controle, como ocorre o recebimento das informações, além das abordagens técnicas da tecnologia utilizada.
Com o intercâmbio de informações, o TCE-MS pretende avaliar o sistema e verificar a possibilidade de firmar convênio para utilização do modelo e desenvolvimento de um programa adaptado àquela realidade local.
A apresentação será feita pela Comissão de Acompanhamento do Aplic, sob a responsabilidade da Consultoria Técnica, no salão nobre do TCE-MT, no dia 4, e na Coordenadoria de Tecnologia da Informação, no dia 5 de abril.
A Auditoria Pública Informatizada de Contas gera um padrão de envio de informações que devem ser prestadas pelos jurisdicionados, via internet, ao TCE-MT. O sistema facilita a análise pela equipe de auditoria externa e contribui para que o jurisdicionado melhore o seu controle interno. O conceito foi desenvolvido em 2003 e vem sendo implantado gradativamente.
