O Sistema de Auditoria Pública Informatizada ¿ APLIC ¿ será desenvolvido pelo Tribunal de Contas durante o exercício de 2006 nos municípios de Tangará da Serra, Comodoro, Água Boa, Nova Mutum, Itaúba e Sorriso, selecionados como unidades piloto. As prefeituras desses municípios firmaram termo de cooperação com o TCE, comprometendo-se a fornecer as informações necessárias à implantação do sistema e, em contrapartida, terão acompanhamento técnico no desenvolvimento de ferramentas adequadas para a remessa de informações no padrão exigido pelo Tribunal.
O coordenador do APLIC, auditor Mauro Costa Oliveira, disse que essa cooperação é importante, porque permite a implantação efetiva, na prática, testando o sistema e deste modo corrigindo eventuais falhas. Quando concluir a implantação nas unidades piloto, a Auditoria Pública Informatizada de Contas será estendida a todos os municípios.
A partir de agora até o mês de agosto, o TCE realizará um ciclo de seminários de capacitação dos gestores municipais, abrangendo todo o Estado. Nos treinamentos, além de palestras os técnicos do controle externo realizarão oficinas de trabalho com os participantes, a fim de que conheçam o sistema, na prática, especialmente o padrão exigido pelo Tribunal para a remessa de informações pelas prefeituras.
As palestras estão sendo ministradas pela secretária-chefe da Consultoria Técnica, Risodalva de Castro, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, sub-secretário de Controle das Organizações Estaduais, Osiel Mendes de Oliveira, Consultor de Orientação aos Jurisdicionados e Narda Consuelo Neiva, consultora de Estudos, Normas e Avaliação.
A consultora técnica do TCE, Risodalva de Castro, disse ser fundamental que os gestores municipais conheçam o Sistema APLIC, pois dessa forma saberão exigir das prestadoras de serviços contábeis desenvolvam sistemas compatíveis com as exigências do Tribunal. Além disso, segundo ela, é importante que os órgãos públicos implantem e fortaleçam sistemas de controle interno, como estratégia de melhoria da gestão dos recursos públicos.
