Conselheiro do TCE ministra palestra em seminário na Fiemt
23/04/2004 07:50
O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Valter Albano, ministrou palestra sobre o tema Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento, em seminário promovido pelo deputado federal, Wilson Santos, nesta quinta-feira, 23. O evento, que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), teve como palestrantes, também, o governador de Goiás, Marconi Perillo e a ex-ministra da Administração do governo passado, Cláudia Costin.
Com a participação do conselheiro no seminário, o Tribunal de Contas dá início ao cumprimento de uma deliberação tomada pelo Pleno, no mês passado, de prestar orientação aos políticos que pretendem disputar as eleições municipais. O TCE pretende firmar parceria com o Tribunal Regional Eleitoral para a realização de seminários dirigidos aos candidatos, após as convenções partidárias e depois para os prefeitos eleitos, visando orienta-los sobre as normas legais inerentes à aplicação dos recursos públicos, com enfoque especial sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em sua palestra, Valter Albano abordou a necessidade de uma gestão fiscal responsável, evitando sobretudo o endividamento que compromete a receita presente e futura, devido aos altos encargos. Ele defende o esforço no sentido de realizar poupança interna, para viabilizar investimentos com recursos próprios que estimula a economia, gera emprego e desconcentração de renda e ainda promove a confiabilidade do Poder Público, elemento que, segundo ele, torna o Estado ou município atrativo para os investidores.
O conselheiro Valter Albano foi convidado pelo deputado Wilson Santos, também por sua experiência em gestão fiscal, por ter sido secretário de Estado de Fazenda no período de 1996 a 2001. Ainda esteve presente ao evento o conselheiro do TCE, Branco de Barros.