O parlamentar visitou ontem (26) o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), a convite do presidente da instituição, conselheiro Ubiratan Spinelli, que solicitou empenho de Abicalil para fazer gestão junto ao governo federal para agilizar a contratação do empréstimo.
O projeto prevê investimentos de 120 milhões de dólares norte-americanos, com execução durante seis anos, para a modernização (equipamentos, capacitação e desenvolvimento de sistemas) dos Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios.
O parlamentar entende que todo investimento no sentido de melhorar a qualidade do controle do gasto público contribui para avançar institucionalmente o estado brasileiro. Abicalil foi colega de bancada na Câmara dos Deputados do atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e é considerado um dos parlamentares mais afinados e com influência no governo.
A previsão inicial era que o contrato fosse assinado desde final do ano passado, mas devido à turbulência política gerada pela reforma ministerial, o cronograma está atrasado. O presidente Spinelli pediu a interveniência de Abicalil junto ao novo ministro para agilizar a contratação do financiamento. ¿Estamos com a contrapartida em caixa, apenas aguardando a assinatura. O deputado Abicalil se mostrou receptivo a ser nosso advogado junto ao Ministério¿, destacou.
