:: Tribunal de Contas - MT

Mais de 50 alunos são diplomados pelo TCE e Setec

27/01/2005 10:10

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec) fizeram a entrega de certificados à primeira turma a concluir o curso de Informática Básica oferecido pela Unidade de Inclusão Digital (UNID) ¿ Água Vermelha. Ao todo 56 alunos receberam o certificado das mãos do presidente do TCE, Ary Leite de Campos, do futuro presidente da Casa, Ubiratan Spinelli e do assessor da Setec, César Vidotto, representando a Secretária Terezinha Maggi. A cerimônia de diplomação foi nesta quinta-feira (27/01), na própria UNID, que fica no bairro Água Vermelha, em Várzea Grande.

A UNID foi implantada em novembro do ano passado e tem como finalidade atender às comunidades carentes, oferecendo acesso à tecnologia e melhores oportunidades no mercado de trabalho. A Unidade possui oito computadores que foram doados pela Setec e instalados em uma estrutura física doada pelo presidente Ary Leite.

Todo o trabalho elaborado pelo Tribunal de Contas, por meio do Projeto Cidadão, em parceria com a Setec, está sendo coordenado pela equipe da Ong `¿Nossa Terra, Nossa Gente¿¿, de Várzea Grande, que atende na UNID. ``A equipe de trabalho está conseguindo alcançar com êxito o objetivo do projeto que é atender as comunidades carentes oferecendo-lhes acesso à tecnologia e ao mercado de trabalho. Estamos muito felizes com o resultado¿¿, comentou Jaime Kreutz, técnico do departamento de Informática do TCE.

Para o presidente Ary Leite, a entrega desses certificados é muito gratificante, pois é mais uma ação que o Tribunal de Contas está fazendo para garantir que a comunidade carente tenha acesso à qualificação profissional. `¿Termino a minha gestão com muita satisfação em saber que estamos ajudando a combater a exclusão digital e continuarei fazendo o possível para facilitar o acesso da comunidade à informação e à tecnologia¿¿, disse.

Para o futuro presidente do TCE, Ubiratan Spinelli, é importante dar continuidade a esse tipo de projeto que ajuda na qualificação de profissionais, principalmente, de estudantes sem acesso à evolução da tecnologia. A opinião do assessor da Setec, César Vidotto, não é diferente. `¿Estamos muito contentes com essa parceria feita com o Tribunal de Contas e continuaremos procurando novas parcerias para, cada vez mais, dar oportunidades a estudantes com baixa renda¿¿.

Vale ressaltar o contentamento dos alunos que conseguiram concluir o curso de Informática Básica e receber o certificado. `¿Sempre esperei uma oportunidade de poder participar de um curso de informática como esse. Pretendo investir o máximo que puder para conseguir me qualificar para o mercado de trabalho¿¿, disse o estudante Paulo Ricardo, de 18 anos, um dos alunos que receberam o certificado de conclusão do curso.

AULAS ¿ As aulas acontecem em três turnos, com duas turmas cada. Até o momento, 260 alunos já estão inscritos, completando as vagas até junho deste ano e as inscrições podem ser feitas por estudantes a partir de 14 anos na própria UNID. Todos os oito computadores foram instalados com sistema operacional e software livre. Também são parceiros as empresas Complexx Tecnologia Ltda, Brasil Telecom, Delthasseg Segurança e a Ong Nossa Terra Nossa Gente.