A nova direção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou nesta quarta-feira (08.02) visitas de cortesia aos Chefes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Pela manhã, o presidente e o vice-presidente do TCE, respectivamente, conselheiros José Carlos Novelli e Valter Albano, estiveram com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa.
À tarde, por volta das 15h00, os conselheiros estiveram com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Jurandir de Lima. Já na visita ao procurador-geral da Justiça, Paulo Prado, realizada às 17h30, o conselheiro Novelli esteve acompanhado de sua equipe.
No encontro com o presidente Silval Barbosa, o presidente Novelli solicitou um maior espaço na programação da TV Assembléia para divulgar as sessões plenárias e atividades em geral do TCE. O pedido foi prontamente aceito e uma nova reunião para tratar do assunto foi agendada para a próxima segunda-feira.
Novelli aproveitou para agradecer o empenho do Poder Legislativo nas matérias de interesse do TCE e o bom relacionamento mantido pelas instituições. O presidente da Assembléia, além de agradecer a visita, disse ter confiança no TCE e que essa parceria continue fortalecendo a harmonia entre os Poderes. Ele frisou ainda que o Tribunal pode contar com a Assembléia, que será uma parceira de primeira hora do órgão.
Já nas visitas ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público, o assunto em pauta foi à cooperação técnica que as instituições irão manter visando à capacitação e o aperfeiçoamento do corpo técnico.
No Tribunal de Justiça, os conselheiros Novelli e Albano foram recebidos pelo presidente José Jurandir de Lima e pela equipe de apoio do órgão. Durante a visita ficou definido que o TJ e o TCE irão assegurar a participação dos seus servidores nos eventos de interesse comum. ¿Estamos trabalhando de forma parecida. Ambas instituições têm planejamento estratégico e metas pré-estabelecidas, que prevê a melhoria da qualidade dos produtos e resultados satisfatórios junto à sociedade¿, ressaltou o presidente Novelli.
O encontro com o representante do Ministério Público serviu para assegurar que o termo de cooperação técnica existente entre as instituições será mantido e, inclusive, com a extensão para outras ações. Novelli explicou que a idéia é ¿procurar projetos em outros Estados de parcerias entre o TCE e o MP que tenham resultados positivos na busca da excelência do serviço público¿.
Em todas as visitas realizadas esta semana o presidente Novelli e o vice-presidente Valter Albano, estavam acompanhados do chefe de gabinete da Presidência do TCE, Maurício Magalhães e da secretária Especial de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo, cargo este recém-criado e apresentado durante os encontros. A função dessa Secretaria é de aproximar as instituições públicas e organizações parceiras, para criar mecanismos que venham a melhorar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos estaduais e municipais.
