O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, ministrou palestra para mais de 400 acadêmicos e professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso. A palestra, realizada na noite de quinta-feira (04/09), no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis - FAECC, fez parte do evento “Dia de Balanço”, organizado pela coordenação do Curso.
Com o tema “Estado como Instrumento de Controle Social”, Antonio Joaquim falou sobre o papel e a função de um Governo. Ele enfatizou a necessidade das pessoas participarem mais da vida pública do Estado e do País. Segundo o presidente, falta à sociedade mais consciência cidadã.
Antonio Joaquim ressaltou para o público que o Tribunal tem colocado à disposição vários instrumentos para que a população exerça o controle social sobre as contas públicas. Ele disse que o TCE inovou ao passar a fazer também a auditoria de resultados das políticas públicas, começando pelas áreas de Educação e Saúde. “Esperamos com isso mostrar em qual área, por exemplo, da educação, o gestor tem que melhorar a ação”. Além disso, o acompanhamento diário das gestões públicas faz com que o TCE aja preventivamente.
Na palestra, o presidente destacou o Sistema GeoObras que vai permitir a auditoria das obras públicas não somente pelos auditores do TCE como por qualquer cidadão. “Esse é mais um mecanismo de controle que o Tribunal implantou e espera a efetiva participação da sociedade. É um sistema revolucionário e que terá grandes resultados na fiscalização dos serviços e obras de engenharia do setor público”.
Após a palestra, Antonio Joaquim respondeu a diversos questionamentos feitos por estudantes e professores. Foi um debate livre em que o público perguntou sobre ações do TCE para coibir eventuais desvio de recursos públicos, complexidade das contas públicas, mercado de trabalho com a implantação do Sistema de Controle Interno nos órgãos públicos e se o Tribunal tem condições técnica e pessoal para atender toda a demanda de serviço.
Para o acadêmico Osmir Tavares a palestra foi esclarecedora e afastou a idéia de que o Tribunal é um organismo fechado. “O presidente do TCE não só esteve aqui, como debateu abertamente com a comunidade acadêmica”. Ele credita aos estudantes a tarefa de multiplicar conhecimento e de mobilizar a sociedade.
O chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professor Adão Ferreira, explicou que essa é a terceira versão do evento “Dia de Balanço”. A finalidade é propor uma reflexão sobre os problemas do Estado, País e Mundo. “A formação desses acadêmicos não pode ficar somente nos livros”. Na opinião do professor esses debates são essenciais para despertar o espírito de cidadania e saber que é necessário participar.
