Parceria entre TCE e Setec inaugura unidade de inclusão digital em VG
11/11/2004 12:41
Inaugurada na manhã desta quinta-feira (11.10) uma unidade de inclusão digital no bairro Água Vermelha, em Várzea Grande. A Unid foi viabilizada através da parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).
O projeto é direcionado a pessoas carentes com a finalidade de proporcionar à população de baixa renda o acesso à tecnologia de informática. A unidade possui oito computadores que foram doados pela Setec e instalados em uma estrutura física doada pelo presidente do TCE, Ary Leite de Campos. Os equipamentos foram instalados com sistema operacional e software livre. Também são parceiros as empresas Complexx Tecnologia Ltda, Brasil Telecom, Delthasseg Segurança e a Ong Nossa Terra Nossa Gente.
A partir da próxima semana serão ofertados cursos de informática básica para a comunidade em dois horários, matutino e vespertino. Além dos cursos, o espaço também disponibilizará acesso à internet e outros recursos de inclusão digital.
Para o acompanhamento dos usuários a ONG Nossa Terra Nossa Gente disponibilizará dois monitores e um coordenador, que foram treinados pela equipe do departamento de Informática do TCE. A supervisão do projeto pedagógico da Unid é de responsabilidade dos servidores do TCE, Jaime Kreutz e Marcos Carneiro da Rocha, do departamento de Informática e da assessora de projetos, Elaine Moura.
Para o presidente do TCE, Ary Leite, esta é mais uma ação que o Tribunal está realizando para garantir que a comunidade carente tenha acesso à qualificação profissional. ¿O Tribunal, em parceria com o Governo, está atuando no combate à exclusão digital. Não estamos medindo esforços para facilitar o acesso da comunidade a informação e a tecnologia¿. Ary Leite acrescentou que - além dessa parceria para a implantação da Unid - o TCE mantém um projeto de doação de computadores em desuso pelo órgão para escolas públicas. ¿Só este ano, 16 computadores do TCE já foram doados para quatro escolas e, amanhã, faremos mais uma entrega¿, comentou o presidente.
A secretária-adjunta de Cidadania da Setec, Adriana Rodrigues, complementa que a Unid inaugurada em Várzea Grande integra o projeto do Governo do Estado de inclusão digital, o Mato Grosso Ação Digital que já inaugurou cinco unidades de inclusão digital. ¿Quero agradecer aos parceiros deste projeto, que viabilizaram a concretização de um sonho antigo da comunidade do bairro Água Vermelha. Todas estas instituições estão contribuindo para que o mapa da exclusão digital em Mato Grosso diminua¿, agradeceu Rodrigues.
A implantação da unidade se deu a partir da demanda local da comunidade e após análise e aprovação do Comitê Estadual de Inclusão Digital, levando-se em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, o mapa da exclusão digital e a viabilidade técnica e econômica.