:: Tribunal de Contas - MT

Projeto Cidadão do TCE servirá de modelo para Estado e União

27/07/2004 15:48

O projeto Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado DE Mato Grosso (TCE-MT), que com a ajuda da iniciativa privada retifica computadores obsoletos da Corte de Contas e estes são doados a escolas públicas, servirá de modelo para estruturar a inclusão digital em parceria com o Governo do Estado e a União.
O início desta parceria, para promover a inclusão digital dos cidadãos mato-grossenses, foi marcado pela reunião da última segunda-feira, 26, com a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Terezinha Maggi, com o gerente de inovações tecnológicas e suplente do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Ministério do Planejamento, Corinto Meffi, e com técnicos da área de Tecnologia de Informação do TCE.
A reunião, organizada pela Setec, teve o intuito de apresentar os projetos já desenvolvidos pelo Estado de Mato Grosso na área de inclusão digital e de que forma o Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, contribuirá na sua execução. Na ocasião, os técnicos do TCE, destacaram que com a modernização dos equipamentos de cada órgão, a inclusão digital pode ser feita como já acontece no Tribunal.
¿O órgão troca os computadores, impressoras, scaners e outros equipamentos de informática por outros mais ágeis que acompanhem o crescimento dos trabalhos, e, neste momento, temos oportunidade de retificar estes equipamentos, fazendo parcerias com empresas privadas. O resultado é a doação de computadores para quem precisa¿, disse o coordenador de projetos de Tecnologia de Informação do TCE, Jaime Kreutz.
A secretária Terezinha Maggi também apresentou, ao representante do Ministério, o projeto "Mato Grosso Ação Digital", que utiliza parcerias com empresas privadas, órgãos governamentais e empresas do terceiro setor para instalação de unidades de inclusão digital em municípios carentes e regiões de baixa renda, realizando a inclusão social por meio da inclusão digital.
Meffi ressaltou que os projetos de inclusão digital desenvolvidos pelo Governo e pelo TCE são projetos fundamentados e isso foi um dos critérios levados em conta para a parceria com o Ministério. "Além disso, Mato Grosso é um Estado carente de inclusão digital e que tem demanda pelo acesso à informática. No mapa da exclusão digital o Estado apresenta uma considerável parcela da população excluída do mundo da informática, agora é ver em quais programas da União o Estado pode ser beneficiado", frisou o gerente de inovações tecnológicas.