Pensando na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, a gestão “Liderança pelo Conhecimento” está implantando, gradativamente, o projeto “Ginástica Laboral”.
Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano e Escola de Contas “Cons. Oscar da Costa Ribeiro”, o programa tem como finalidade a realização de exercícios físicos durante a jornada de trabalho, além de promover, desenvolver e aprimorar as qualidades físicas dos colaboradores, por meio da consciência corporal.
A experiência está “mexendo” com o pessoal da Zeladoria, Expediente e Departamento de Informática, às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, dentro das próprias unidades.
De uma maneira bastante divertida e variada e ao som de música popular, funk, pagode e outros ritmos, o professor de educação física, João Carlos Christhossoli, tem trabalhado coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e melhoria dos sistemas circulatório e respiratório. “O sucesso está sendo tão grande que colegas de outros setores já estão participando”,afirmou o professor.
De acordo com Dr. Almeida, Coordenador de Saúde do TCE, as instituções que adotam a Ginástica Laboral previnem problemas como ansiedade, dores lombares, e até mesmo a Lesão por Esforço Repetitivo - LER, promovendo, eficientemente, a qualidade de vida de seus colaboradores.
Para os organizadores do projeto, a “Ginástica Laboral” traz grandes benefícios para a instituição, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. “Já estamos notando uma maior integração entre os colegas e um melhor relacionamento interpessoal, resultando em um ambiente de trabalho mais agradável”, ressaltou Conceição Piva.
Em breve, este programa será estendido a outros setores do TCE.
