:: Tribunal de Contas - MT

Sefaz e Cepromat buscam conhecer Auditoria Informatizada do TCE

11/03/2004 18:19


Técnicos da Superintendência de Gestão da Contabilidade Pública da Secretaria de Estado Fazenda e da Diretoria Técnica do Cepromat, estiveram nessa quinta-feira, 11, no Tribunal de Contas de Mato Grosso para conhecer a Auditoria Pública Informatizada de Contas ¿ Aplic - que o TCE está implantando para a prestação de contas dos órgãos municipais.

Há algum tempo a Sefaz e o Cepromat já demonstram interesse em conhecer essa ferramenta de controle do Tribunal, que é considerada inovadora e de grande importância para assegurar a correta e eficaz gestão dos recursos públicos.

A apresentação do Aplic foi feita por auditores e técnicos de informática do Tribunal. A coordenadora de Auditoria, Risodalva Castro, disse que o programa foi inteiramente desenvolvido pelos analistas de sistemas em conjunto com a área técnica do TCE e, sendo um dos componentes do programa de modernização do órgão.

A Auditoria Pública Informatizada de Contas consiste em uma ferramenta de controle amplo, envolvendo desde a execução orçamentária, a movimentação do almoxarifado, patrimônio de bens móveis e imóveis, movimentação contábil diária, movimentação bancária, licitações e empenhos, convênios, contratos, liberação de diárias, gestão de recursos humanos e, principalmente, o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.

As informações repassadas pelas unidades gestoras alimentam o banco de dados do Tribunal de Contas, facilitando o trabalho de acompanhamento e análise da Auditoria. Até o momento, das 394 unidades gestoras municipais, 305 já repassaram o orçamento de 2004 em conformidade com as normas do Aplic, obtendo a validação do TCE. Outras sete unidades gestoras já encaminharam seus orçamentos, mas não houve validação em virtude de inconsistências nas informações.