:: Tribunal de Contas - MT

Semana contra Obesidade alerta servidores do TCE

27/05/2003 11:48

O Tribunal de Contas do Estado realizou nesta terça-feira, 27, uma palestra sobre “Combate à Obesidade através da Nutrição”, no restaurante da Casa. Esse evento faz parte da programação da Semana de Combate à Obesidade promovida pelas Coordenadorias de Desenvolvimento Humano e de Saúde da instituição, visando à busca da qualidade de vida dos servidores do órgão.
Segundo a nutricionista do TCE, Ira Soraia Falcão, a obesidade deve ser tratada como uma doença que pode prejudicar a saúde das pessoas, seja qual for a idade. Durante a palestra realizada no restaurante do Tribunal para cerca de 100 pessoas, a nutricionista destacou como prevenir a obesidade com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. “Saber balancear os alimentos e adotar um plano alimentar é imprescindível para se alcançar o peso ideal com saúde”, destacou ela.
Além dessa palestra, os funcionários ainda puderam realizar pesagem e medição de IMC (Índice de Massa Corporal), que detecta o grau de gordura presente no corpo das pessoas, podendo assim, ser realizado um tratamento para quem apresenta índices acima do considerado saudável.
Cerca de 230 servidores da Casa participaram da campanha contra a obesidade, buscando informações sobre seu peso real/ideal, de forma a garantir uma vida fora de riscos. Esse trabalho foi realizado por acadêmicos do curso de Nutrição da UFMT, trazidos pela nutricionista Ira.
A programação prevê mais uma palestra, desta vez, na quinta-feira, também no horário de almoço, com o Dr. Maurélio Ribeiro, funcionário da Casa, que irá abordar a “Controle da Obesidade com Cirurgia”, ou seja, aqueles casos mais avançados em que a operação para interferir no controle do peso é recomendado.
Esse trabalho preventivo e de orientação faz parte da meta da gestão do biênio 2002/2003 do presidente Branco de Barros, que prevê maior qualidade de vida para todos os colaboradores da instituição, de forma a melhorar a sua produtividade e a sua dedicação ao serviço, para que o resultado seja positivo tanto para o trabalhador que produz, como para a sociedade que recebe o produto desse trabalho.