:: Tribunal de Contas - MT

Servidores do TCE recebem capacitação em Contabilidade Pública

27/06/2003 18:52

Esta semana, cerca de 60 servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, participaram de mais um curso de qualificação, promovido pela Escola de Contas ¿Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro¿. Desta vez, o tema foi ¿Contabilidade Aplicada à Administração Pública e Execução Orçamentária e Financeira, em conformidade com a LRF¿. O curso, que aconteceu de 23 a 27 de junho, no Centro de Capacitação da AMM, teve como palestrante o especialista em Contabilidade e Auditoria, professor João Batista Fortes de Souza Pires, que possui uma vasta experiência nessa área.
O objetivo do treinamento foi proporcionar aos servidores do TCE noções básicas sobre a Execução Orçamentária e Contabilidade Pública voltados para o Sistema de Administração Financeira (SIAF), bem como aprimorar os conhecimentos já adquiridos. Com isso, haverá uma maior agilização dos trabalhos, redução de erros e facilidade na análise das contas anuais dos órgãos.
Para que o curso fosse muito bem aproveitado, os auditores de controle externo tiveram aulas em turmas separadas dos demais servidores, isto porquê eles dominam mais o assunto e lidam diretamente com contabilidade. Dentro do conteúdo programático foram detalhados os seguintes tópicos: aspectos relevantes da execução orçamentária e financeira; objetivo, regime e campo de aplicação da Contabilidade Pública; aplicação correta da legislação que regulamenta a contabilidade; legislação que regulamenta a execução orçamentária.
Também foi abordado o Plano de Contas, Demonstrações Contábeis e SIAF - Sistema de Administração Financeira que, por sinal, o Governo do Estado está estudando reformulações em conjunto com a AMM ¿ Associação Matogrossense dos Municípios.
Conforme uma das coordenadoras da Escola de Contas, Flávia Monteiro, a atual gestão tem como prioridade a capacitação e o aprimoramento dos servidores, pois isso reflete de forma incisiva na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo órgão. ¿O presidente Branco de Barros não tem medido esforço para qualificar os servidores, principalmente o corpo técnico. Um exemplo é que desde o início deste ano já realizamos 11 cursos, sendo a maioria relacionados a área fim do Tribunal¿, comentou Flávia.
A iniciativa do Tribunal de Contas foi elogiada pelo palestrante João Batista Fortes que, segundo ele, os órgãos públicos tem se mostrado cada vez mais preocupados com a qualificação dos seus funcionários. ¿Tenho viajado bastante com essa finalidade, só no Tribunal de Contas de Mato Grosso já estive mais de quatro vezes. O que o Tribunal está proporcionando a esses profissionais reflete de forma positiva nos trabalhos realizados pela Casa¿.