O Inspetor Seccional de Engenharia, José de Paula Ramos e o Engenheiro Civil, André Souza Ramos, viajaram para Brasília, onde acontece, de 25 a 29 de novembro, o VII Sinaop - Simpósio de Auditoria de Contas Públicas. Nesse encontro, que também vai ter a presença do presidente Branco de Barros e da diretora geral Cassyra Vuolo na abertura, o líder vai apresentar aos participantes o Sistema de Controle de Obras Públicas – SOP, desenvolvido em conjunto com o departamento de Informática. O trabalho do TCE/MT foi selecionado pela subcomissão técnica com a colaboração do Instituto Brasileiro de Obras Públicas entre os 14 melhores para fazer parte dos painéis temáticos durante o referido evento.
Segundo o líder da Engenharia, são nesses encontros que as novidades aparecem, gerando intercâmbio e troca de informações para a melhoria dos serviços de auditoria de obras. “Num simpósio, são discutidos temas de interesse e a partir das informações podemos fazer convênios com outros Tribunais para melhorar os procedimentos de fiscalização de obras”, completa Zé de Paula.
Além do tema Informatização/Automação das Auditorias de Obras Públicas, para o qual o Tribunal de Contas de Mato Grosso se inscreveu, outros TC’s vão apresentar trabalhos sobre “Estudo de Modelo de Eficácia da Gestão de Obras Públicas Municipais” – (TCE/PE); “O Papel da Auditoria face as Deficiências nos Projetos de Obras Públicas”(TCE/BA); “Concepção para Implantação de Sistema Informatizado de Controle de Obras Públicas no TCE/RS” (TCE/RS), entre outros.
Sobre o SOP, o engenheiro explica que o sistema está em fase de experimentação e que o início da sua utilização está previsto para meados de janeiro. Os benefícios que o SOP vai trazer são muitos: maior controle sobre as obras, agilização da fiscalização, eficácia, informatização dos dados, tempo gasto com viagens será utilizado na análise das informações já geradas pelo sistema, alimentação exclusivamente pela internet, alerta sobre obras com prazos vencidos e total controle social, uma vez que qualquer cidadão poderá acessar os dados das obras dos municípios, acompanhando a execução das mesmas.
SOP é apresentado no Plenário
Antes da viagem para Brasília, no dia 22, sexta, às 14h30, o líder da Engenharia, José de Paula Ramos fez uma demonstração do Sistema de Obras Públicas aos colaboradores do TCE, no plenário da Casa.
Segundo o engenheiro, esse programa vai facilitar muito o trabalho de fiscalização das obras e também possibilitar que haja um controle mais preciso e detalhado da situação de todas as obras cadastradas no sistema.
O novo sistema está em fase de experimentação interna pela equipe da engenharia. A novidade maior trazida por essa ferramenta é a possibilidade de se consultar pela internet toda e qualquer espécie de obra que esteja cadastrada no SOP, inclusive a população. Cerca de 40 servidores, entre líderes e colaboradores, assistiram à palestra e consideraram que esse novo serviço vai contribuir para a melhoria dos serviços de auditoria de obras do órgão.
