:: Tribunal de Contas - MT

TCE participa de Circuito Cultural em homenagem a Silva Freire

01/09/2008 00:00

No ano em que o poeta Benedito Sant’Ana Silva Freire completaria 80 anos, o Tribunal de Contas de Mato Grosso presta homenagem a esse importante escritor cuiabano ao apoiar e integrar a programação do Circuito Cultural Setembro Freire. A participação do TCE-MT no evento se dará com a inauguração da biblioteca da instituição, que receberá o nome de “Poeta Silva Freire”.

Marcada para o dia 24 de setembro, às 17 horas, na Escola Superior de Contas, a inauguração terá apresentações do Coral do TCE, regido pelo maestro Carlos Taubaté, do Trio Pescuma, Henrique e Claudinho e de servidores da instituição declamando poesias de Silva Freire.

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, disse que Tribunal tem muito orgulho de participar dessa homenagem, principalmente, pelo fato do nome da biblioteca ter sido escolhido pelos servidores em votação. “Apoiar esse evento é o mínimo que podíamos fazer por esse humanista que acreditava e vivia intensamente. Silva Freire foi uma pessoa completa e engajada e, com certeza, deixou uma história”, ressaltou Joaquim.

Circuito Cultural Setembro Freire é uma iniciativa da família do poeta em conjunto com o Escritório Antena da Unesco em Cuiabá. A idéia do projeto é fomentar o conhecimento da literatura mato-grossense, resgatar para a nova geração o legado e a relevância de suas obras. “Há um vasto material inédito que a família gostaria de compartilhar, assim como relembrar a sua conhecida produção literária”, disse a escritora Daniela Freire, filha do poeta.

O coordenador da Unesco em Cuiabá, Antônio Carlos Máximo explicou que uma das funções da Unesco é atuar na cultura, promovendo a valorização da diversidade cultural e o diálogo intercultural. Portanto, para ele, não há momento melhor que esse “celebrar os 80 anos desse poeta e político que sempre esteve inserido na vida social da sua cidade”.

A programação do Setembro Freire começou na manhã desta quinta-feira, 28, com apresentação do projeto para a imprensa, no Palácio da Instrução. A abertura do Circuito será no dia 3 de setembro, às 18h30, na Academia Mato-grossense de Letras e se estende até o dia 27, no Sesc Arsenal.