Nesta terça-feira, 29, a partir das 13h30, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso retoma o Projeto TCEstudantil, que consiste na visita de estudantes das escolas públicas e privadas à Instituição. Para esse retorno, foram convidados a visitarem o Tribunal os alunos da Escola Estadual Professor “Ulisses Cuiabano”.
Seguindo o mesmo roteiro das visitas anteriores, os estudantes vão passar uma tarde inteira no órgão, onde conhecerão alguns setores, assistirão a palestras sobre a missão, a área de atuação, a estrutura, a função e a competência do TCE e conhecem o seu trabalho na aplicação, na prestação de contas e na fiscalização dos recursos públicos. Também vão acompanhar à sessão plenária e por fim farão uma dinâmica de grupo com a psicóloga Tereza Raquel.
Desde a sua implantação, em novembro de 2001, o TCE já recebeu a visita de 450 estudantes de oito escolas diferentes, são elas: Liceu Cuiabano, Presidente Médici, Nilo Póvoas e Alice Fontes Pinheiro (todas estaduais); Professor Firmo José Rodrigues, José de Mesquita e Couto Magalhães (municipais) e Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá.
Para este ano, a Escola de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro”, que coordena as visitas ao Tribunal, pretende aumentar o número de instituição de ensino que virão ao órgão, de forma a alcançar um maior número de alunos e, por conseqüência, a sociedade. A idéia, segundo Flávia Monteiro, uma das coordenadoras da Escola de Contas, é trazer até duas escolas por mês ao Tribunal. “Nossa intenção é fazer com que desde cedo essas crianças exerçam a cidadania e, ao mesmo tempo, estamos divulgando os serviços e produtos do TCE e, assim, cumprindo com o nosso papel”, finalizou.