:: Tribunal de Contas - MT

TCE vai estabelecer cooperação técnica com a FGV

16/02/2005 11:38

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) pretendem estabelecer uma cooperação técnica voltada para a capacitação e aperfeiçoamento dos quadros da administração pública nas áreas de controle externo, gestão orientada para resultados, auditoria de desempenho e atualização em gestão pública.

O presidente do TCE, conselheiro Ubiratan Spinelli, recebeu a visita do diretor da FGV, professor Irapoan Cavalcanti, onde foi apresentada uma minuta dos programas potenciais para ser desenvolvidos entre as duas instituições.

A FGV foi fundada em 1944 com caráter técnico-científico, educativo e filantrópico, com foco no estudo dos problemas relativos à economia brasileira e internacional e à administração pública e privada. A instituição já desenvolve há dez anos projetos de modernização em cooperação com os Tribunais de Contas da União e dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.

O presidente Ubiratan Spinelli manifestou total interesse em estreitar uma cooperação com a FGV para que a Escola de Contas, a ser implantada neste ano, já nasça sendo referência e centro de excelência na formação de quadros do setor público, principalmente na área de atividade fim do Tribunal, que é o controle externo e a eficiência da gestão.

O professor Irapoan Cavalcanti disse a FGV tem intenção de atuar no Centro-Oeste, região fundamental para o agro-negócio brasileiro, apoiando entidades públicas e privadas comprometidas com o progresso e o desenvolvimento. ¿Estamos formalizando a intenção de desenvolver programas em conjunto. Queremos fazer um inventário dos projetos a ser realizados, a partir das demandas específicas de Mato Grosso e queremos o TCE como nosso parceiro¿, afirmou.