Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso estão consternados com o falecimento de tão honrado membro desta Corte, o conselheiro aposentado Lenine de Campos Póvoas.
Além de um homem público de grande expressão na história de Mato Grosso, o conselheiro Lenine Póvoas foi fundador do Tribunal de Contas, tendo sido nomeado em 31 de dezembro de 1953. Diante disso, a instituição lamenta profundamente que, no ano do seu cinqüentenário, tenha perdido um dos seus mais importantes membros.
Para o presidente Branco de Barros, o nome de Lenine não só faz parte da história do TCE como também de Mato Grosso, pois, como historiador apaixonado ele deixou um legado de obras literárias que servem de referência para qualquer pesquisa sobre o Estado.
Já como administrador público, o conselheiro e historiador Lenine Póvoas deixou a sua marca de integridade, competência e dinamismo. “Certamente seus passos, servem de inspiração para todos que lidam com o bem público. No entanto suas maiores qualidades são como pai e amigo sincero e leal”, declarou o presidente do TCE, Branco de Barros.
HISTÓRICO – CONSELHEIRO LENINE PÓVOAS
· Nascido em Cuiabá, em 04 de julho de 1921 (81 anos).
· Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil – Turma de 1945
· Foi Deputado Estadual em Mato Grosso em duas legislatura de 1947 a 1954
· Em 02 de janeiro de 1954 assumiu o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (hoje denominado de Conselheiro). Onde foi membro fundador do TCE.
· No Tribunal de Contas, ocupou os cargos de Presidente nos anos de 1956 e 1961 e de vice-presidente nos anos de 1955 e 1960.
· Em 1965 afastou-se do Tribunal de Contas e em 29 de fevereiro de 1966 reassumiu a função de conselheiro do órgão.
· Aposentou-se do Tribunal de Contas em 23 de julho de 1969, foram 16 anos de serviços prestados ao órgão.
· Foi vice-governador do Estado, eleito em 03 de outubro de 1965.
· Diretor-Superintendente da Metamat
· Secretário de Administração do Estado no Governo José Fragelli
· Presidente da Fundação Cultural de Mato Grosso no governo Garcia Neto
· Chefe da Casa Civil em 1990
· Membro efetivo da Academia Matogrossense de Letras, da qual foi presidente por várias vezes.
________________________________________
FOTO DA CAPA - Fonte - Site RMT on line
FOTOS HISTÓRICAS - Acervo do TCE
Foto 01 - Da esquerda para direita, Aecim Tocantins (Secretário adhoc), Sebastião de Oliveira (Procurador Geral do TCE) e os juzes Lenine Campos Póvoas, Benedicto Vaz de Figueiredo (Presidente), Luis Felipe Sabóia Ribeiro, Rosário Congro (Vice-Presidente) e Clóvis Correia Cardoso
Foto 02 - Sentados, da esquerda para direita, Clóvis Correa Cardoso, Rosário Congro, Sebastião de Oliveira, Benedicto Vaz de Figueiredo, Aecim Tocantins, Luis Felipe Sabóia Ribeiro e Lenine de Campos Póvoas, durante uma das primeiras sessões do TCE/MT em 1954
